A recuperação após o aumento dos seios é planejada para ser curta e limitar muito o estilo de vida. Medicamentos anti-inflamatórios e fisioterapia precoce são os pilares de um programa de recuperação agressivo após implantes mamários. Longe vão a necessidade de curativos volumosos e restrições à atividade física após Clínica de Recuperação para dependentes químicos em João Pessoa a cirurgia. Quanto menos dor um paciente tiver, mais fisioterapia ele poderá fazer para acelerar ainda mais sua recuperação. Em um esforço para controlar a dor após o aumento do peito, muitas vezes utilizo a terapia eletromagnética pulsada Actipatch. (adesivos tópicos) Para determinar se isso era benéfico, um estudo clínico prospectivo foi realizado.
Um estudo clínico prospectivo de cinquenta (48) mulheres submetidas a aumento de mama foi conduzido de 1º de novembro de 2007 a 1º de novembro de 2008. As mulheres foram submetidas a aumento de mama com implantes mamários salinos ou de silicone por meio de uma incisão transaxilar (salina) ou inframamária (silicone). Os pacientes estavam cientes de que receberiam a terapia Actipatch como parte de seu protocolo pós-operatório. No final da cirurgia, os dispositivos Actipatch foram colocados sobre o aspecto medial e superior das mamas (sobre o músculo peitoral), fixados com fita adesiva dentro do sutiã cirúrgico. Nas primeiras vinte pacientes da mama esquerda o aparelho foi acionado (aba de acionamento puxada) e na mama oposta direita o aparelho não foi acionado. (a guia de ativação foi aparada, mas não puxada) Os pacientes não foram informados sobre quais dispositivos não estavam ativos. Nos vinte e oito pacientes seguintes, os locais dos dispositivos foram invertidos. Os pacientes foram instruídos a usar os dispositivos nas primeiras setenta e duas horas após a cirurgia, após o que deveriam ser descartados. As pacientes receberam uma folha para que pudessem classificar sua dor pós-operatória em uma escala (1 a 10 e, o mais importante, comparar e classificar a dor entre as duas mamas após o terceiro dia de cirurgia.
Nos primeiros vinte pacientes, quatorze avaliaram o lado do adesivo ativo como menos desconfortável do que o lado do adesivo de controle. Nos vinte e oito pacientes seguintes, vinte e um classificaram o lado ativo como menos doloroso. No total, trinta e cinco pacientes (73%) relataram menos dor e desconforto na mama que receberam terapia eletromagnética pulsada do que o lado controle.
A terapia eletromagnética pulsada existe há muito tempo e seus benefícios potenciais são baseados na criação de um efeito anti-inflamatório. Actipatch fornece um método simples e de baixo custo de entrega desta tecnologia de cura. Neste estudo de aumento de mama, o Actipatch demonstrou menos dor nos primeiros dias após a cirurgia. Dada a sua facilidade de uso e nenhum potencial para criar problemas adversos, seu uso como parte de um protocolo de recuperação de aumento de mama parece ter oferecido às pacientes alguns benefícios reais.